MATEMÁTICA - Ponto e reta
Uma partícula se desloca ao longo da reta que determina a bissetriz dos quadrantes ímpares, no plano cartesiano. Após algum tempo de deslocamento ela já percorreu 8 unidades em relação ao eixo das abscissas no sentido positivo. Neste momento o simétrico da posição da partícula em relação ao eixo das ordenadas é o ponto:
Determine k, sabendo que a distância entre os pontos P(−8, k) e Q(k − 1, −5) é 10.
A) k = 2 ou k = –4.
B) k = 3 ou k = 5.
C) k = –1 ou k = 10.
D) k = 1 ou k = –13.
E) k = 5 ou k = –6.
Em uma cidade, um condomínio foi planejado com as ruas perfeitamente paralelas ou perpendiculares e os quarteirões todos de mesmo tamanho. Considerando como (0; 0) o prédio da administração, colocando cada quarteirão como unidade de um plano cartesiano e cada cruzamento de rua sendo as coordenadas de um ponto sempre com valores inteiros, os lotes seriam postos à venda.
Um comprador solicitou um lote que tivesse um de seus vértices num cruzamento de rua com coordenadas (3a – 5; 2b + 3) e que pertença ao 3º quadrante do plano cartesiano. As condições de a e b para que a solicitação desse comprador seja atendida são:
(UPE) Robotina endoidou. Ela se desloca em espiral sobre um plano cartesiano, partindo da origem e indo de um ponto de coordenadas inteiras a outro, como mostra a figura abaixo, gastando um segundo para percorrer uma unidade de comprimento.
Após 6 minutos, em que ponto se encontrará Robotina?
(Udesc) A região sombreada na figura tem como limitantes as retas y = 0, y = 2x, y = x + 2, y = 7 e y = 25 - 3x.
A área da região sombreada é:
(UCS-RS) Conforme divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial atingiu, em outubro último, 7 bilhões de pessoas. Suponha que o modelo matemático que permita obter uma estimativa dessa população, no mês de outubro, daqui a t anos, seja a equação da reta do gráfico abaixo.
Assinale a alternativa em que constam, respectivamente, essa equação e o ano em que, de acordo com ela, a população mundial atingiria 10 bilhões de seres humanos.
A) p = t + 7 2050
B) p = t + 8 2039
C) p = t + 7 2050
D) p = t + 7 2100
E) p = t + 7 2013
Dados os pontos M(−2, 7) e N(1, 3), determine a medida do segmento
(UFMG) Nesta figura, está representada a região T, do plano cartesiano, limitada pelo eixo y e pelas retas y = x + 1 e y = 3x:
Seja S o sólido obtido pela rotação da região T em torno do eixo y. Então, é correto afirmar que o volume de S é:
(Unicamp-SP) A área do triângulo OAB esboçado na figura abaixo é:
(ESPM-SP) Sobre um segmento de reta de extremidades A(–9, 1) e B(6, –9) são marcados alguns pontos que o dividem em n partes iguais. Um desses pontos pertence ao eixo das ordenadas.
O número n pode ser igual a:
Um automóvel percorre um trecho plano e retilíneo de uma rodovia. O trajeto desse automóvel pode ser colocado sobre um plano cartesiano (com a unidade valendo 1 km) e assim constata-se que ele passa pelos pontos (1; 5) e (4; 1), sucessivamente.
O motorista desse veículo avista um acesso para um posto de saúde que se localiza no ponto de coordenadas (3; 3). Ao sair de seu trajeto inicial e chegar ao posto de saúde pelo menor caminho possível ele irá percorrer:
Dados os vértices de um triângulo ABC, determine as coordenadas do seu baricentro.
A) A (0, −3) , B (−7, −1) e C (−2, 2)
B) A (−2, 5) , B (1, 8) e C (1, 5)
C) A(6, 1/2), B(8,-5/2) e C(1,-4)
Resolução
(ITA-SP) Sejam A = (0, 0), B = (0, 6) e C = (4, 3) vértices de um triângulo. A distância do baricentro deste triângulo ao vértice A, em unidades de distância, é igual a:
(UFRN) A cada equação do tipo ax + by = c, com a, b e c reais, sendo a ou b não nulos, corresponde uma única reta no plano xy. Se o sistema com ai, bi e ci nas condições acima, tiver uma única solução, as respectivas retas:
A) se interceptarão em um só ponto.
B) se interceptarão em dois pontos.
C) não se interceptarão.
D) serão coincidentes.
E) n.d.a
A trajetória de um avião em velocidade de cruzeiro (constante) pode ser descrita por uma reta que representada pela relação a seguir:
Em determinado momento, após passar pelo ponto (2, 3), por determinação da torre de controle, o avião deverá passar por um ponto de coordenadas (2m; 3 – m) para evitar o tráfego aéreo próximo a ele. O valor de m é:
A área para plantio de soja em uma fazenda é determinada pela região dada por:
Considerando a unidade de medida como 0 km, quantos km2 serão utilizados no plantio de soja nessa fazenda?
(Insper-SP) A figura, feita fora de escala, mostra o gráfico da função f(x) = logn x, em que n é um número inteiro maior do que 1. Dado um número real k, k > 1, são traçadas as retas r e s, que passam pela origem e interceptam o gráfico de f(x) em pontos de abscissas e k, respectivamente.
Se as retas r e s são perpendiculares, então:
(UTFPR) Duas retas r e s, distintas, formam, com os eixos coordenados, triângulos de 5 unidades de área. Se os coeficientes angulares dessas retas são iguais a , então pode-se afirmar que a equação geral dessas retas é:
A) 5x - 2y + 5 = 0 e 5x - 2y - 5 = 0
B) 2x - 5y + 10 = 0 e 2x - 5y - 10 = 0
C) 2x - 5y + 5 = 0 e 2x - 5y - 5 = 0
D) 5x - 2y + 5 = 0 e 5x + 2y + 5 = 0
E) n.d.a
(Unifesp) Num sistema cartesiano ortogonal, são dados os pontos A(1, 1), B(5, 1), C(6, 3) e D(2, 3), vértices de um paralelogramo, e a reta r, de equação r: 3x - 5y - 11 = 0.
A reta s, paralela à reta r, que divide o paralelogramo ABCD em dois polígonos de mesma área terá por equação:
A) 3x - 5y - 5 = 0
B) 3x - 5y = 0
C) 6x - 10y - 1 = 0
D) 9x - 15y - 2 = 0
E) 12x - 20y - 1 = 0
(IFSP) Considere duas retas, r e s, passando pelo ponto (3, 1) e equidistantes da origem do plano cartesiano. Se a equação da reta r é y = 1, então a equação da reta s é:
A) x + 3y + 2 = 0
B) 3x + y + 2 = 0
C) 3x - y - 2 = 0
D) 3x - 4y - 5 = 0
E) 3x - 4y + 1 = 0
(Ibmec-RJ) Considere o triângulo ABC, onde A(2, 3), B(10, 9) e C(10, 3) representam as coordenadas dos seus vértices no plano cartesiano. Se M é o ponto médio do lado AB, então, a medida de MC vale:
(ITA-SP) A área do quadrilátero definido pelos eixos coordenados e as retas r: x - 3y + 3 = 0 e s: 3x + y - 21 = 0, em unidades de área, é igual a:
(Unimontes-MG) Um raio luminoso, emitido por uma lanterna localizada no ponto M(4, 8), reflete-se em N(6, 0).
A equação da semirreta r, trajetória do raio refletido, é: